10 Coisas Que Não Devemos Dizer Para as Crianças

criancas

Pediatra lista 10 coisas que não devemos dizer para as crianças. Vale a pena ler, já que isso pode influenciar (e muito!) na personalidade delas.

1 – Não rotule seu filho de pestinha, chato, lerdo ou outro adjetivo agressivo, mesmo que de brincadeira. Isso fará com que ele se torne realmente isso.

2 – Não diga apenas sim. Os nãos e porquês fazem parte da relação de amizade que os pais querem construir com os filhos.

3 – Não pergunte à criança se ela quer fazer uma actividade obrigatória ou ir a um evento indispensável. Diga apenas que agora é a hora de fazer.

4 – Não mande a criança parar de chorar. Se for o caso, pergunte o motivo do choro ou apenas peça que mantenha a calma, ensinando assim a lidar com suas emoções.

5 – Não diga que a injecção não vai doer, porque você sabe que vai doer. A menos que seja gotinha, diga que será rápido ou apenas uma picadinha, mas não engane.

6 – Não diga palavrões. Seu filho vai repetir as palavras de baixo calão que ouvir.

7 – Não ria do erro da criança. Fazer piada com mau comportamento ou erros na troca de letras pode inibir o desenvolvimento saudável.

8 – Não diga mentiras. Todos os comportamentos dos pais são aprendidos pelos filhos e servem de espelho.

9 – Não diga que foi apenas um pesadelo e mande voltar para a cama. As crianças têm dificuldade de separar o mundo real do imaginário. Quando acontecer um sonho ruim, acalme seu filho e leve-o para a cama, fazendo companhia até dormir.

10 – Nunca diga que vai embora se não for obedecido. Ameaças e chantagens nunca são saudáveis.

 

SUGESTÕES DOS PAIS LEITORES

11 – Nunca diga que se portar mal vem o polícia. Desta forma as crianças ganham medo da polícia e em caso de estarem perdidas não vão ter com eles para as ajudarem. (enviada pelo Eduardo Gonçalves )

12 – Nunca diga “se não comeres a sopa levas uma pica” – vem a hora em que é necessária a “pica” e a criança até comeu a sopa e não vai entender… um tratamento nunca deve ser usado como castigo!… (enviada pela Carla Saramago)

 

13 – Nunca ameaçar com o escuro ou que lá está o papão, etc…as crianças ganham medo do escuro sem necessidade… (enviada pela Ana Ferreira )

Mais coisinhas para crianças:


Comments

comments

Powered by Facebook Comments

9 thoughts on “10 Coisas Que Não Devemos Dizer Para as Crianças

  1. Interessante tema, mas tão carregado de nãos!!!! Até assusta.
    Gosto de ter prespetivas mais positivas.
    Ex Não diga apenas sim. Que tal sugerir, sempre que necessário diga Não.
    Não diga mentiras, melhor: Diga sempre a verdade..
    A visão positiva influencia mais. Por isso o autor diz para não roular o filho…
    Mas é apenas a minha opinião.
    Tudo de bom.

  2. Gostei muito do texto e fiquei curiosa…
    Acho muito legal o conselho do “não diga mentiras”. Mas e o papai noel? Nós sabemos que ele não existe. Devemos dizer a verdade?
    E as coisas que nós não sabemos se existem ou não existem? tipo anjos, demônios, deuses, etc…
    E com relação àquela pergunta “de onde vêm as crianças?”

  3. 12 – Nunca diga “se não comeres a sopa levas uma pica” – vem a hora em que é necessária a “pica” e a criança até comeu a sopa e não vai entender… um tratamento nunca deve ser usado como castigo!…

  4. Pode trocar o uso da polícia por outro nome como Carlos Cruz… uso com os meus filhos e funciona!!! Se te portas mal vem ai o Carlos Cruz e come-te!!!

  5. Quanto ao Papai Noel minha vó dizia que ele existia mas so presenteava as crianças que os país não tinham condições de dar presentes, e que qualquer um poderia se transformar nele caso vosse alguma criança que merecesse presentes! Não é exatamente uma mentira, mas pra mim sepre foi algo muito plausível.

  6. Acho que toda criança tem fases, papai noel, fada do dente… eu apenas digo que papai noel e a fada do dente precisam de ajuda para entregar os presentes e recolher o dente e colocar o brinde embaixo do travesseiro e que eles “nomeiam” os pais como seus representantes. Mas o encanto e a magia devem existir na vida de toda criança. E a medida que elas crescem, naturalmente descobrem que não existem mas mesmo assim não criam traumas. E até agradecem por ter vivido a experiência e o encanto da infância de sonhos.
    Em relação às dicas, concordo com a Bela… usar o lado positivo é sempre mais produtivo, ou seja, ao invés de “não mentir para as crianças” fica melhor “sempre diga a verdade”.
    E por último, educamos nossos filhos para que saibam fazer escolhas em suas vidas, e principalmente, mostrar aos filhos que deverão saber lidar com suas escolhas, pois todas tem uma consequência. Não podemos decidir por elas, mas sim, guiarmos com conselhos, a escolha é deles.

  7. “Nunca diga ‘se não comeres a sopa levas uma pica’ – vem a hora em que é necessária a ‘pica’ e a criança até comeu a sopa e não vai entender”

    Se a “pica” se faz “necessária”, você já falhou. Não se bate em criança. E nem em ninguém.

  8. Nunca culpe o chão ou objetos onde a criança se machucou, não é assim que se acalma uma criança, além de incentiva que ela sempre tem razão.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *