10 dicas para ensinar o seu filho a poupar

[singlepic id=65 w=320 h=240 float=]

BURRO VELHO NÃO APRENDE LÍNGUAS

Então o melhor será começar já a ensinar os miúdos a lidar com o dinheiro.

1 É importante que o seu filho conheça o dinheiro. Mostre-lhe diversas moedas e notas e explique-lhe as diferenças entre os valores.


2
Ofereça-lhe um mealheiro onde ele possa ir juntando as moedas que lhe for dando. Dê preferência a mealheiros com transparências para que o seu filho possa ver o conteúdo a aumentar. Quando estiver cheio compre com ele um presente que ele quer muito, para que tenha noção do tempo necessário e da importância da poupança. Das próximas vezes, deposite o dinheiro numa conta específica para criança, isenta de encargos bancários.
3 É importante que lhe dê uma mesada, de acordo com a idade e com os gastos mensais. Dê-lhe o suficiente, de forma a incutir a poupança.

Gosta de realizar Eventos? Faça disso a Seu Emprego? Veja aqui como o pode fazer >


4
Se, por algum motivo, o seu filho não tem dinheiro a meio do mês, não lhe dê mais. Ensine-o a gerir o orçamento mensal.
5 Ensine o seu filho a fazer um orçamento. Faça com ele uma lista das coisas que gostaria de comprar e atribua custos. Assim estará a contribuir para a sua educação financeira.
6 Dê o exemplo. Se quer que o seu filho aprenda a viver de acordo com as suas possibilidades, o exemplo tem que partir de si.
7 Aproxime-o das questões financeiras: no café deixe que seja ele a entregar o dinheiro para pagar, no supermercado ensine-o a comparar os preços e a distinguir os bens essenciais dos supérfluos.
8 Não esteja sempre a oferecer-lhe presentes. O seu filho não se irá sentir mais amado por isso e habituar-se-á a ter tudo o que quer, sem qualquer esforço.
9 Não ceda a pressões e birras de consumo.


10
Não lhe dê dinheiro em troca da realização de tarefas domésticas nem de bons resultados escolares. Ter boas notas e participar nas tarefas domésticas são actos que devem ser assumidos pelo seu filho como responsabilidades.

Mais coisinhas para crianças:


Comments

comments

Powered by Facebook Comments

One thought on “10 dicas para ensinar o seu filho a poupar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *