A partir de que idade se podem fazer os testes das alergias?

teste alergia

A pesquisa de alergias numa criança assenta essencialmente nas queixas que ela apresenta e na relação que essas queixas têm com diferentes eventos (estação do ano, brincar com determinado tipo de animais, comer algum alimento em particular, …).

No entanto, muitas vezes o diagnóstico é suportado com recurso a 2 tipos diferentes de exames:

testes cutâneos – aplica-se na pele umas gotas com as partículas a pesquisar e faz-se umas pequenas picadas para o líquido penetrar na pele e depois avaliar se houve ou não reacção

análises sanguíneas – pesquisa-se a existência ou não de anticorpos para diferentes alergénios

Gosta de realizar Eventos? Faça disso a Seu Emprego? Veja aqui como o pode fazer >

Não existe nenhuma idade que limite o uso destes exames, embora os testes cutâneos sejam geralmente efectuados em crianças maiores e mais colaborantes. No entanto, é importante frisar que as alergias são algo extremamente dinâmico, ou seja, podem mudar com o tempo, à medida que as crianças vão contactando com as diferentes partículas.

Assim, apesar de não haver nenhuma idade mínima para se pesquisar a existência de alergias, penso que é sensato atrasar os exames, desde que o quadro cínico não seja grave e se possa retardar um pouco o diagnóstico definitivo.
Não é obrigatório esperar até aos 2 anos, como é habitualmente referido pelas mais diversas pessoas, mas o tempo acaba por ser um aliado precioso, pelo que devemos saber utilizá-lo em nosso favor…

fonte

Mais coisinhas para crianças:


Comments

comments

Powered by Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *