As fases da criança

fases crianca 4
Ao longo dos seus primeiros cinco anos de vida, a criança passa por diversas fases. Em cada uma delas, há riscos que podem provocar acidentes, muitas vezes graves. Conheça todas as etapas do desenvolvimento do seu filho para poder se prevenir.

Idade de despertar (4 a 6 meses)
Marca o surgimento da intencionalidade. A criança começa o olhar em volta de si e a ver coisas. É quando ela tenta sentar e agarrar tudo pela frente. Nessa fase, o pequeno aprimora a movimentação dos olhos e das mãos, tentando pegar os objetos e levá-los à boca.

Fique Alerta!
-Como a criança raramente para sossegada nessa idade, não a deixe sozinha em lugares altos.
-Todos os objetos pequenos usados perto do bebê precisam ser guardados fora de seu alcança, sobe risco de serem engolidos..
-Não deixe a criança sozinha no banho, em nenhuma hipótese.

 

Idade da curiosidade (7 a 12 meses)
Tudo causa desejo a intenção. A busca por novos objetos é cada vez mais excitante. “As movimentações de um lado para outro quando a criança está deitada vão se tornando mais frequentes. E esse deslocamento pode ser associado a quedas às vezes graves.

Fique Alerta!
-Alfinetes, botões, agulhas e outros pequenos objetos deverão ficar longe das crianças nessa fase. O mesmo cuidado deve ser adotado para produtos tóxicos e remédios.
-Toalhas de mesa não devem pender para o chão, pois as crianças tendem a puxá-las para ver o que está em cima.
-Mantenham alimentos e líquidos quentes no centro de mesa, evitando queimaduras.
-O cercado, colocado próximo de você, é um lugar seguro para a criança dessa idade.

 

Idade da aventura (1 a 2 anos)
Também considerada como fase rastejadora, é o período mais perigoso de intoxicação por produtos de uso domiciliar e inseticidas, geralmente conservados em armários rentes ao chão. Daí o perigo, pois o desinfetante, por exemplo, pode ser “transformado” no refrigerante.

Fique Alerta!
-Evite as quedas: portões de segurança nas sacadas, nos topos das escadas, assim como frades nas janelas e telas firmemente fixadas previnem acidentes.

-Portas que dão para a rua ou áreas perigosas devem permanecer todo o tempo trancadas – inclusive as do carro, cujas travas de segurança devem estar acionadas sempre.

-Tomadas de eletricidade devem estar vedadas ou escondidas atrás de móveis.

-A cozinha é o lugar preferido para a criança dessa idade. Então, cuidado com os cabos de panela ao fogão, que devem ficar voltados para dentro.

Idade da independência (2 a 3 anos)
Trata-se da fase alpinista: a criança sobre em cadeiras, mesas e banquinhos. Enfim, em tudo que possa se tornar um facilitar para ela explorar um mundo que se coloca acima de sua linha de visão. Frases como “não quero” revelam a vontade de fazer as coisas sozinhas, Porém, elas ainda não tem nenhuma noção do perigo.

Fique Alerta!
-Ensine a criança a praticar a segurança – lembre-se: os pequenos imitam os pais. Mostre quais os perigos da rua e como e quando atravessá-la, por exemplo, olhando sempre para os dois lados e seguindo somente na faixa de pedestres.
-Nessa idade, as crianças gostam de demonstrar as coisas, para “conhecê-las” melhor. Então, evite brinquedos com pequenas partes removíveis.
-Substâncias venenosas e fósforos, mais uma vez, devem ficar longe de seus filhos, sempre.

Idade da experiência (3 a 5 anos)
A criança começa a explorar a vizinhança e a andar fora de casa. Nessa idade, gosta de jogar bola, subir em árvores ou cercas, andar de triciclos e pequenas bicicletas e ajudar os pais em casa.

Fique Alerta!
-Explique sempre a maneira correta de fazer as coisas. É um excelente momento para a criança aprender bons hábitos de segurança. Mostre as formas seguras de usar certas ferramentas e utensílios de cozinha, por exemplo.
-Explorar áreas desconhecidas é excitante nessa idade. Mas é preciso que o pequeno seja supervisionado.
-Escalar paredes e móveis, por exemplo, é uma atividade divertidíssima. Então, mostre a ele como usar pés e mãos de maneira adequada e vista-o sempre com roupas que permitam liberdade de ação.
fases crianca 3 fases crianca 2 fases crianca 1

Mais coisinhas para crianças:


Comments

comments

Powered by Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *