Boa alimentação durante gravidez pode proteger de leucemia

[singlepic id=230 w=320 h=240 float=]

Um estudo realizado pela Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, comprovou que a ingestão pelas mães de frutas, legumes e proteínas durante a gravidez pode proteger as crianças do aparecimento futuro de leucemia.

Para chegar à conclusão de que a dieta antes do nascimento pode influenciar o aparecimento da leucemia, os investigadores compararam mais de 130 crianças com leucemia linfoblástica aguda com o mesmo número de crianças sem o cancro.

Após a seleção dos grupos, a dieta das mães no ano anterior ao nascimento foi registada e comparada. O risco do aparecimento de leucemia era proporcionalmente menor quanto mais frutas, legumes e proteínas foram ingeridas pelas mães.

A surpresa foi a influência benéfica dos alimentos proteicos na incidência da doença, pois os vegetais têm acção anticancerígena comprovada. As evidências apontam para a acção da glutationa presente nos legumes e nos alimentos proteicos.

Os cientistas acreditam que o benefício começa na proteção do feto contra danos à estrutura genética ainda no útero materno.

As causas da leucemia – um dos tipos mais comuns de cancro nas crianças – não são completamente conhecidas e os cientistas acreditam que tudo começa com uma alteração nos genes ainda no útero, sendo que uma infecção viral durante a infância pode funcionar como «gatilho» para a leucemia.

As orientações nutricionais actuais recomendam a ingestão de pelo menos cinco porções de frutas e legumes e duas porções de alimentos do grupo das proteínas, por dia.

Via: http://saude.sapo.pt/

Mais coisinhas para crianças:


Comments

comments

Powered by Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *