Como acalmar um bebé birrento!

birra bebe

Os gemidos e os “aaaahs” são formas importantes de o bebé comunicar.

Aprender a responder a estes chamamentos, como o bebé quer que faça, demora algum tempo. Damos-lhe aqui algumas dicas sobre as coisas mais comuns que os bebés têm a dizer:

“Dá-me de comer.” Ter fome faz o seu bebé sentir-se infeliz. Alguns continuam a estar impacientes mesmo depois de começar a comer. Não desista imediatamente se lhe parecer que o biberão, ou o seu peito, não funcionam. Se for hora de dar de mamar e o seu bebé estiver a chorar de forma ritmada, juntamente com outros sinais de fome, poderá ter de encher um pouco mais o estômago para depois acalmar.

“Muda-me a fralda.” Alguns bebés não se importam de sentir a fralda molhada ou suja. Mas outros importam-se – e mostram-lhe bem como.

“Não me sinto bem.” Um choro frágil pode ser sinal de doença. Poderá ser também a forma do seu bebé lhe dizer que tem algo a picá-lo, como uma etiqueta mais áspera. Veja se o seu bebé não tem frio ou calor. Em regra, é aconselhável vestir o bebé com mais uma camada de roupa que a sua e, se o bebé sentir calor ou se se queixar, retirar uma camada.

“Tira-me daqui.” Se uma sala for muito barulhenta, com luzes muito fortes ou com muitas pessoas a pegar no bebé, este poderá reagir ao excesso de estímulo e ficar agitado ou birrento.

“Estou cansado.” Veja se o bebé boceja como sinal de cansaço, antes de o bebé começar a chorar desalmadamente. Tente embalá-lo para adormecer.

“Pega-me, dá-me mimo.” Se já verificou todas as causas possíveis e o seu bebé continuar com a birra, poderá simplesmente necessitar do efeito calmante de um pouco de mimo nos seus braços. Alguns bebés conseguem acalmar num berço mecânico ou numa espreguiçadeira. Mas outros preferem que lhes peguem ao colo. Nesta idade, não ficam “mimados” por lhes pegar ao colo com frequência.

fonte

Mais coisinhas para crianças:


Comments

comments

Powered by Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *