Como ajudar os seus filhos a estudar melhor?

estudar

– Muita organização
Veja o que o seu filho tem de lição de casa e qual a data de entrega. Ajude-o a organizar o tempo e evite que ele acumule as tarefas.

– Sem dar as respostas
Se seu filho tiver uma dúvida, ajude-o, mas não responda por ele! O melhor é dar dicas para que ele pense e chegue à própria conclusão.

– Nada de Barulho.

Desligue a televisão e o rádio e tente eliminar sons que possam atrapalhar a concentração.

– Luz e conforto.
O bem-estar é super importantes. Verifique a temperatura, a iluminação e a ventilação do ambiente. Quanto mais confortável ele estiver, melhor!

– Tudo Arrumado
Organize e deixe limpo o local definido para seu filho fazer a lição.

– Boa postura
O jeito como o seu filho se senta na hora da lição pode ajudar ou atrapalhar. No chão, no sofá ou na cama ele não ficará bem. Prefira que ele se sente em uma cadeira em frente a uma mesa, com o cotovelo na altura do tampo.

– Antes de começar
Para a lição para afiar o lápis ou pegar um livro em falta, não é bom! Por isso veja se todo o material que ele vai ter de usar está à mão!

– Momento especial
Fala coisas parecidas com a lição do seu filho. Enquanto ele faz contas, que tal rever o seu orçamento semanal? Evite fazer algo que pareça mais “interessante”.

– Disposição em alta
Na hora da lição seu filho precisa estar bem disposto. Ou seja: não pode estar cansado, com fome, irritado, distraído… O melhor neste caso é resolver o problema primeiro.

– Combine as regras da lição
Converse com o seu filho e combine com ele uma rotina para a lição de casa. Onde ela será feita, em que horário, quanto tempo vai durar, etc…

– Valorize o esforço do seu filho
Mostre que você se interessa pela lição, mesmo que não conheça o conteúdo. Peça diariamente que ele lhe explique o que aprendeu de novo na escola.

– Incentive-o o rever a lição
Criança costuma ter pressa, quer acabar logo a lição para poder brincar. Ensine o seu filho a, sempre, rever o que fez – sejam contas ou textos.

– Estimule, mas não ensine
Muita coisa mudou desde que você saiu da escola. Por isso não tente ensinar a matéria do seu jeito. Isso pode confundir o seu filho. Ensinar é tarefa do professor.

– Acompanhe a correcção da lição
Veja se a lição foi corrigida. A falta de correcção destimula o aluno. Ele entende que o esforço não valeu a pena. Se isso acontecer sempre, converse com o professor.

Mais coisinhas para crianças:


Comments

comments

Powered by Facebook Comments

8 thoughts on “Como ajudar os seus filhos a estudar melhor?

  1. Posso-vos dizer que enquanto estudante, a música é fundamental no estudo tanto para mim como para todos os meus colegas, pois se existe um silêncio monótono vamos estar sempre distraídos com tudo o que acontece e com cada som que ouvimos. Se tivermos com música nossa conhecida já não estamos tão distraídos com o que se passa à nossa volta e concentramos-nos muito melhor nos estudos…Mas é simplesmente a minha opinião…

  2. Quanto ao comentário de cima eu já posso dizer que discordo totalmente! Não consigo estudar com nenhum barulho muito menos com músicas porque começo a prestar mais atenção nisso e depois não consigo estudar…

  3. Olha,creio que isso pode ajudar sim,mas eu não tive nada disso,meus pais sempre trabalharam,alias,trabalham muito,e eu sempre fui a primeira ou a segunda da classe … Hoje estou na faculdade,curso Psicologia e vejo como é bom este empenho para com a criança,adolescente,mas não fez uma diferença muito grande na minha vida.
    Tenho um irmão de 5 anos,e tento fazer com ele o que eu não tive.Busco o que ele esta aprendendo,explico,e se for preciso,passo horas ao lado dele…mas ele é pouco independente,normalmente,costuma fazer as lições sozinho e não pede ajuda,eu apenas corrijo.

  4. Isso esta tudo correcto…mas deviam dar dicas de como estudar melhor, em casas pobres…com maus ambientes familiares.

  5. Também é importante que se ensine a escrever em bom português, pelo que é inadmissível que se escreva “A falta de correcção destimula o aluno”; é “desestimula” que se diz/escreve! Corrijam lá, por favor…

  6. Em casas pobres também existem bons ambientes.
    Isto são dicas para os pais, e compete a eles proporcionar estes aspetos.
    Se o ambiente for mau é lógico que nunca vai conseguir por isto em pratica mas pode sempre pedir para ir para o quarto onde esteja mais à vontade, ou até mesmo ficar na escola até mais tarde na biblioteca a estudar. De certeza que terá melhores resultados.
    Se os pais forem os primeiros a prejudicar o estudo, então não vale a pena nem tentar. Com sorte, a criança quer ter uma vida melhor e vai arranjar sozinha a solução para os seus estudos

  7. Independente do lar ser simples (pobre) ou nao, a crianca precisa ser nvolvidanum hambiente saudavel ela se sentindo a vontade la estuda co tranquilidade. E a musica as vezes ajuda. Acalma. Um barulho forte nao. Minha filha muitas vezs fazia so as licoes.

  8. ***ela fazia sozinha. Isto acho que se chama -gosto pelos estudos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *