Como limpar feridas?

saude ferida

A informação de cuidarmos de feridas passa de pais para filhos e achava eu até há uns dias que sabia como o devia fazer correctamente. Acontece que não sabia.

PERCEBER A FERIDA

O 1º passo antes de limpar a ferida é identificar a extensão do ferimento. Pois se for um ferimento ligeiro ou não seja em nenhuma zona sensível podemos cuidar em casa, caso contrário devemos dirigir-nos a um hospital para o fazer.

HIGIENE

Antes de cuidar a ferida lave as mãos com sabão azul e branco para evitar outros contágios na ferida.

Se o ferimento for ligeiro devemos antes de mais limpar o ferimento. Esta limpeza deve fazer-se com soro fisiológico idealmente(aqui começou a minha surpresa) caso não tenha coloque edebaixo de uma torneira a lave com água.

TRATAMENTO

Depois de correctamente limpa deve aplicar um anti-séptico(Tipo Betadine) e nunca com algodão(mais uma vez alguma surpresa), pois pode largar filamentos. Utiliza gaze.

Gosta de realizar Eventos? Faça disso a Seu Emprego? Veja aqui como o pode fazer >

Deve então deixar a ferida ao ar livre um pouco(ignorância mais uma vez) e só depois colocar uma gaze esterilizada sobre a lesão segura com um penso hipoalergénico ou ligadura suave.

ÁGUA OXIGENADA E ÁLCOOL

Como nota de referir que a água oxigenada causa embolias pelo que deve ser evitada. Já o Alcool provoca atrasa na cicatrização para não falar no ardor e mau estar.

Ambos são desinfectantes no entanto estão longe de serem os indicados para este uso. Muito mais se poderia divagar sobre este assunto no entanto a conclusão mais curta é a de que eu particularmente e julgo que a maior parte de vocês tem usado erradamente estes produtos para tratamento de feridas.

fonte

Mais coisinhas para crianças:


Comments

comments

Powered by Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *