Depressão pós-parto: mito ou realidade?

depressao pos parto 4
Para além das alterações físicas e hormonais a que a mulher está sujeito durante a gravidez, a mulher sofre alterações no seu equilíbrio psicológico prévio, ao preparar-se mentalmente para o nascimento do seu filho. É no contexto dessas mudanças que se podem encontrar as razões para a emergência da já conhecida Depressão Pós-Parto.

Na actualidade, a Depressão Pós-Parto é uma preocupação dos profissionais de saúde em geral e mais especificamente dos psicólogos, pois são bem conhecidas as consequências destes períodos depressivos da mãe no desenvolvimento da criança.

Uma vez que esta está menos disponível para o seu filho quer em tempo, como em dedicação voluntária – Não conseguirá contribuir da melhor forma para o seu crescimento emocional.
Nos casos mais dramáticos (felizmente não são a maioria) este período inicial determina um tipo de relação patológica e tóxica que vai passar a vigorar entre mãe e filho.

Contudo, o que explica que este tipo de afectação só surja em alguns casos? Nem todas as mulheres sofrem de Depressão Pós-Parto (aliás a maioria delas). No entanto, quase todas, após o nascimento do seu bebé, podem de uma forma ou de outra sentir dúvidas e uma maior insegurança, seja quanto ao seu papel de mãe, seja em relação ao futuro da sua relação conjugal.

Este estado, porém, pode na realidade não ser uma “verdadeira” Depressão Pós-Parto, apesar de numa linguagem do senso comum se designar por um estado depressivo.

Gosta de realizar Eventos? Faça disso a Seu Emprego? Veja aqui como o pode fazer >

Há então que distinguir entre uma normal e reactiva postura inicial de dúvidas sobre si própria, o bebé e sobre o que a rodeia (Baby Blue) e um quadro depressivo mais intenso, a que chamamos de Depressão Pós -Parto.

depressao pos parto 5 depressao pos parto 4 depressao pos parto 3 depressao pos parto 2 depressao pos parto 1

Mais coisinhas para crianças:


Comments

comments

Powered by Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *