Saiba como derreter chocolate na perfeição

derreter chocolate
Se precisa derreter chocolate para fazer uma receita, tenha estas dicas em atenção.
Antes de Começar a Derreter Chocolate

Deve usar chocolate cortado em bocados do mesmo tamanho, para garantir que este derrete uniformemente.
Evite o contacto com a água. Certifique-se de que todos os seus utensílios e área de trabalho estão bem secos. Ao entrar em contacto com a água o chocolate altera-se e pode ser impossível voltar a trabalhá-lo.

Derreter chocolate na Panela Diretamente

Derreta o chocolate lentamente, em lume brando. O chocolate é uma substância muito delicada e pode alterar-se, tornar-se granuloso ou ganhar grumos se for exposto a uma fonte de calor excessivo.
Assim que o chocolate que está nas bordas comece a derreter, comece a mexer o chocolate frequentemente, com uma espátula de borracha.
As aparências enganam. A tendência quando se derrete o chocolate é que este mantenha a sua forma, mesmo que derretido. Por isso, a melhor maneira de saber se este está mesmo bem derretido, é se mexer bem.

Derreter chocolate em banho Maria

Esta é o método mais utilizado para derreter chocolate. Para o fazer, deve usar uma panela com água, e uma taça, de vidro temperado ou aço inoxidável. Proceda assim:

Lembre-se que o chocolate nunca deve estar em contacto direto com o calor.
O recipiente com o chocolate deve encaixar em cima da panela.
A panela deve conter água suficiente, mas nunca deve tocar na taça com o chocolate.
Uma vez que a água esteja quase a ferver o lume pode ser desligado.
Vá envolvendo o chocolate com uma espátula de borracha.
Se tiver de derreter grandes quantidades de chocolate, vá adicionando mais chocolate aos poucos, à medida que o anterior for derretendo.
Se a temperatura da água estiver demasiado baixa e o chocolate ainda não tiver derretido, remova o recipiente, volte a acender o lume, e repita o processo.
Quando o chocolate estiver derretido na sua quase totalidade, retire o recipiente de cima da panela e mexa, até que o chocolate esteja com uma textura suave e com bastante brilho.
Derreter chocolate no Microondas

Derreter chocolate no microondas é muito fácil, requer menos esforço, e tem menos potencial para sujar tudo! Mas tudo vai depender de um elemento-chave: a taça que vai usar para derreter o chocolate:

Escolha uma taça própria para microondas:
A taça deve manter-se fria ou apenas morna durante o processo. Se a taça é daquelas que fica demasiado quente para manusear, não serve para derreter chocolate no microondas.
É preferível derreter o chocolate a 50% da potência do microondas.
É extremamente difícil prever o tempo que vai levar derreter o chocolate: depende da potência do microondas, da quantidade de chocolate e do tipo de chocolate que está a usar. No entanto:
Derreta o chocolate em ciclos de 30 segundos a 1 minuto, mexendo o chocolate entre cada ciclo.
Páre de aquecer o chocolate antes deste estar completamente derretido. O que falta derreter deve acontecer naturalmente, quando mexer o chocolate uma última vez.
A aparência do chocolate deve ser suave e brilhante no final do processo.

Derreter chocolate com Líquidos

Algumas receitas requerem que o chocolate seja derretido com natas, leite, licores, ou manteiga. Nestes casos processo é geralmente mais rápido, mas há alguns cuidados a ter:

Nunca se deve adicionar líquidos frios ao chocolate derretido. Este deve estar quente (mas não a ferver!) quando o adicionar aos bocados de chocolate a derreter.
Nunca se deve derreter chocolate com pequenas quantidades de líquido. A regra é mais ou menos uma colher de sopa cheia de líquido para cada 50 gramas de chocolate. Mas diferentes chocolates (como o chocolate negro, por exemplo) podem precisar de ainda mais líquido.
Lembre-se também que diferentes receitas podem precisar de técnicas diferentes para a incorporação de líquidos.

 

derreter chocolate

Mais coisinhas para crianças:


Comments

comments

Powered by Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *