Dica para ensinar as crianças a poupar

Explicar a importância do dinheiro e da poupança a uma criança não é tarefa fácil, mas é necessário para que tenham no futuro uma convivência saudável com o dinheiro.

Apesar não ser bom a nível de juros, usar mealheiros é melhor para educar financeiramente as crianças do que os depósitos para crianças. Por muito que as levemos até ao banco, elas vã-se lembrar do acto de ir ao banco no máximo até ao dia seguinte, depois fica esquecido.

Assim sendo a opção pelos mealheiros serve perfeitamente para o propósito. Até porque as crianças não têm grandes montantes de dinheiro, logo os juros que iriam receber no depósito para crianças também seria diminuto.

 

Uma técnica que pode ser usada para educar financeiramente as crianças é a técnica dos 3 mealheiros.

 

– no 1º mealheiro a criança guarda o dinheiro para despesas correntes. Objectivos a curto prazo, uma playstation, uma bicicleta, etc…

– no 2º mealheiro guarda o dinheiro para objectivos a médio prazo. Por exemplo despesas de estudo. E esse dinheiro só pode ser mexido nessa altura.

– no 3º mealheiro colocará o dinheiro para os objectivos a longo prazo, como seja a entrada  para a casa, carro, etc…

 

Claro que no inicio não será fácil de implementar este esquema de poupança com a criança. Ela colocará maior parte do dinheiro guardado no 1º mealheiro, mas aos poucos com o incentivo dos pais passará a fazer a distribuição do seu dinheiro.

 

Antes de abrir um depósito para crianças no banco opte por educar em casa com recursos a mealheiros. Não ganha tanto mas ensina mais.

Ficam 10 sugestões de mealheiros originais que a ajudarão a fomentar o hábito de poupança.

 

 

Mais coisinhas para crianças:


Comments

comments

Powered by Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *