Dicas para estimular a inteligência de seu filho desde o 1º momento

[singlepic id=453 w=320 h=240 float=]

Todo esforço para estimular o bebé é interessante, mas os pais não devem pressionar demasiado o seu filhote para que ele aprenda e se torne super inteligente. Esse facto pode ser contraproducente e causar uma regressão na aprendizagem do seu bebé.

A aprendizagem também depende do afecto: se a mãe conversa com carinho com o bebé e o trata como um ser inteligente, é claro que ele vai responder a esses estímulos de forma carinhosa e inteligente.

Durante a gravidez

O bebé ouve a partir do quinto mês de gravidez e conversar faz com que ele se acostume à voz do pai e da mãe. Se contar histórias simples e repetidas, depois do nascimento ele pode até ficar mais calmo quando as ouvir novamente.

0 a 3 meses

Quando o bebé chorar, diga, demonstrando que está por perto antes de atendê-lo. Cante e converse com o rosto perto dele. Fazer uma massagem desenvolve o tacto e a capacidade afectiva. Use brinquedos como mobile e dê objectos de cores vibrantes para ele pegar, como mordedores e chocalhos.


3 a 6 meses

Ele já segue os objectos com o olhar. Brincadeiras do tipo “escondeu – achou” ajudam-no a controlar os sentimentos de tristeza pela perda e de alegria por reencontrar o objecto. Os pais devem conversar com ele com bastante frequência.


6 a 12 meses

Gosta de realizar Eventos? Faça disso a Seu Emprego? Veja aqui como o pode fazer >

É o momento em que a área da linguagem está no seu momento chave. A partir do sexto mês, o bebé mostra firmeza para sentar e os pais devem estimulá-lo a gatinhar. Devem ajudá-lo também a reconhecer sons, odores e sensações tácteis.
12 a 18 meses

Como essa é a fase em que o bebé começa a andar e a pronunciar as primeiras palavras, os pais devem estimulá-lo a usar a linguagem e desenvolver a sua coordenação motora.


18 a 36 meses

Os pais podem utilizar cartolinas para familiarizar a criança com as palavras e com os números.

3 a 6 anos

A criança é capaz de entender notas musicais e deve brincar com instrumentos simples, como uma flauta. É um bom momento para que ela comece a se familiarizar com uma língua estrangeira.


Da gestação até aproximadamente os seis anos, a mente está no seu melhor momento para assimilar novas informações.
Quanto mais os pais conversarem com a criança e propiciarem uma estimulação adequada, melhor preparada para o futuro estará ela. O diálogo é o segredo para uma estimulação em pleno ao longo de todo o desenvolvimento de uma criança, adolescente, adulto e idoso.

fonte: crioestaminal.pt

Mais coisinhas para crianças:


Comments

comments

Powered by Facebook Comments

One thought on “Dicas para estimular a inteligência de seu filho desde o 1º momento

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *