Dicas para prevenir e tratar o acne juvenil

[singlepic id=395 w=320 h=240 float=left]As borbulhas e o acne são problemas que afectam a maioria dos adolescentes.

Não se iludam a pensar que adolescentes famosos como Justin Bieber não tem acne! É claro que o Justin Bieber e outros artistas adolescentes famosos, também têm problemas de acne, borbulhas, herpes, etc… a diferença está em que eles conseguem ter acesso a muitas formas de disfarçar o acne e tratar mais rapidamente.

Ficam alguns esclarecimentos sobre o aparecimento do Acne na juventude:

– O acne é um problema que afecta muitas jovens e que, por vezes, se arrasta já perto ou durante a idade adulta, marcando o rosto, de forma pouco estética.

– Quando o acne é muito, o problema é grave e o ideal é consultar um dermatologista que receitará um tratamento que vá para além dos cremes, incluindo, nomeadamente, comprimidos.

– Quando o acne não é muito grave, e aparecem apenas algumas borbulhas (é o normal na maioria dos adolescentes), o ideal é aplicar os produtos certos para tratar o problema e ter muito cuidado com a limpeza diária da pele.

– Claro que os produtos para o tratamento de acne não fazem milagres, sobretudo quando há tendência a espremer as ditas borbulhas, tocando na pele com as mãos sujas… Por isso mesmo, aconselhamos a NUNCA espremer as suas borbulhas – e evite tocar na cara durante o dia, sobretudo quando não lavou as mãos ou está, por exemplo, a escrever ao computador (o teclado é uma ENORME fonte de micróbios)!

– Passando para a limpeza da pele, esta é um gesto essencial a uma pele que tenha tendência a ter acne, que deve ser feita através de um gel de limpeza e de um tónico, específicos.

– A escolha dos produtos para tratamento do acne deve ser feita com algum cuidado, porque a maior parte dos mesmos tendem a ser muito agressivos para a pele e esta, demasiado sensível, não pode sofrer qualquer reacção, sob pena da mesma se transformar em cicatriz.

– Assim, sugerimos a procura de um gel de limpeza que respeite a sensibilidade natural da pele, como é o caso do Gel de Limpeza sem sabão, da Avène Cleanance e do Gel Limpeza Acne, da Eucerin.

– O mesmo cuidado se deve aplicar na escolha do tónico, que não deve conter álcool, por exemplo, e que deverá ser não comedogénico, o que quer dizer que não deve causar a obstrução dos poros, que é responsável pelo acne. Os tónicos La Roche-Posay, são assim, e tendem a ser muito eficazes numa pele acnéica.

– A hidratação é necessária, embora, como este tipo de pele tem tendência a ser oleosa, o que se pretende é um produto que hidrate mas que, em simultâneo, combata eficazmente a oleosidade!

– Quanto às cicatrizes, felizmente que existem cada vez mais soluções no mercado para combater o problema. As mais fáceis de usar são através de cremes, específicos para o acne, que ajudam a melhorar rapidamente e sem esforço o aspecto da pele e das cicatrizes deixadas.

– Por isso, o ideal é encontrar produtos que hidratem, combatam a oleosidade, e ajudem nas cicatrizes. O Diacnéal da Avène é um desses bons exemplos: ajuda a combater a oleosidade da pele, ao mesmo tempo que torna as borbulhas menos numerosas e as cicatrizes visivelmente mais atenuadas! Também da Avène, o Cleanance K faz desaparecer as imperfeições cutâneas, resultantes do acne, tornando a pele mais luminosa.

– Aconselhamos ainda a terem cuidado com aquilo que comem – apesar de não estar comprovada cientificamente a relação, a verdade é que, para muitas pessoas, o consumo de chocolates e fritos é causa de muitas borbulhas – por isso, nada como evitar cair em tentações…

Mais coisinhas para crianças:


Comments

comments

Powered by Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *