Estimule a capacidade de comunicação do seu bebé

[singlepic id=468 w=320 h=240 float=]
O seu filho só começará a balbuciar as primeiras palavras quando já tiver um ano, mas nunca é tarde para lhe estimular o interesse pela comunicação

1 – Fale com o bebé. Ele pode não perceber o que está a dizer, mas já lhe está a lançar estímulos, a chamar-lhe à atenção e a fazê-lo puxar pela curiosidade. Fale, cante e assobie. Vai ver que ele muda de expressão, de imediato. Para mantê-lo atento, vá variando o tom e o ritmo. Já agora, leia-lhe livros. Mesmo que ele não perceba a história, vai já ficar habituado à sua voz e à rotina da leitura.

2 – Responda ao seu bebé. Se ele começar a balbuciar e a palrar para si, responda-lhe como se percebesse e concordasse com o que ele está a tentar emitir. O bebé vai ficar satisfeito e sentir que está em sintonia consigo. Dê ao seu bebé a possibilidade de lhe responder antes de prosseguir.

3 – Adapte-se ao seu bebé. Se verificar que o seu filho não está virado para grandes conversas, respeite-o. Por vezes, também os bebés ficam irritados, por isso é melhor esperar pela altura ideal para comunicar.

4 – Use as palavras reais para descrever as coisas. Quando estiver a falar com o seu filho, dê um nome às coisas. Utilize palavras para descrever os objectos que estão à sua volta. Utilize as palavras de forma repetida para que o bebé as vá memorizando e as tente pronunciar.

Mais coisinhas para crianças:


Comments

comments

Powered by Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *