Gravidez e gripe A: o que as grávidas precisam saber

[singlepic id=63 w=320 h=240 float=]

“Você está grávida e preocupada com a gripe H1N1? Não é preciso se apavorar. Adoptar alguns cuidados especiais durante essa época de alerta geral garante protecção para você e seu bebé. O ministro da saúde José Gomes Temporão recomenda que gestantes devem evitar locais fechados e grandes aglomerações. “Esses ambientes podem permitir a circulação do vírus e aumentar a probabilidade de contaminação”.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou  que as gestantes são mais vulneráveis às gripes, tanto a comum quanto a H1N1. Por isso, informa, elas devem ter prioridade para receber tratamento com anti virais até 48 horas após o início dos sintomas.

Um boletim divulgado pelo Ministério da Saúde nesta sexta (31 de Julho) sobre a situação epidemiológica do país em relação a nova gripe mostra que as gestantes também fazem parte do grupo que tem mais risco de desenvolver a síndrome respiratória aguda grave. Porém, ao fazer uma análise dos dados, a estatística comprova que essa tendência é semelhante à gripe sazonal.

Segundo Soubhi Kahalle, ginecologista e obstetra do Hospital São Luiz (SP), na gestação, há outros vírus mais graves que o influenza A (H1N1), como o citomegalovírus. O ideal é que você não seja infectada por nenhum deles principalmente no primeiro trimestre, quando está acontecendo a divisão celular fetal.

Para ficar longe do vírus tipo A…
…mantenha as mãos sempre limpas (lavando-as com água e sabão).
…evite ficar em aglomerações e locais fechados, como cinemas e teatros.
…não fique próximo de pessoas com gripe e mantenha o ambiente em que estiver sempre arejado.
… comporte-se naturalmente caso seu filho esteja gripado, e não seja pelo influenza A (H1N1), evitando apenas ficar muito próxima dele.
…tenha bom senso se a criança estiver com a nova gripe confirmada. “Deixar o filho um tempo na casa da avó, porque a mãe está grávida, pode ser uma opção, mas só se a criança quiser. Ela pode se sentir rejeitada”, afirma Kahalle.

Os sintomas apareceram… O que fazer?
Se você apresentar sintomas como febre, falta de ar, tosse e dor de garganta ou nas articulações, procure o seu médico e não se auto medique. “Com a persistência dos sintomas, o médico vai encaminhar a gestante para um dos hospitais de referência onde será feito o tratamento correto”, explica Nancy Bellei, infectologista da Unifesp .

Como ainda não há pesquisas a respeito deste vírus, não se sabe o seu efeito sobre o bebé no útero. “Naturalmente, quando a gestante é infectada por algum vírus, ele passa para o bebé, mas na maioria das vezes nada acontece. Porém, é muito cedo para afirmações”, diz Soubhi Kahalle. Na última semana de Julho, foi divulgado na Tailândia o primeiro caso de gripe suína em recém-nascido provavelmente contaminado no útero da mãe.

No caso de sintomas graves de gripe, a indicação do Ministério da Saúde é a utilização dos antivirais, inclusive em grávidas. Ao chegar no hospital, caso faça parte dos casos potencialmente avançados, a gestante começa a tomar os medicamentos. Apesar da indicação do Ministério da Saúde, ainda não há estudos sobre o efeito dos antivirais sobre o feto. “Em todos os estágios da gravidez, a gestante deve tomar antivirais apenas se mostrar sinais graves e perspectiva de piora”, completa Nancy Bellei.

Para reafirmar o poder dos antivirais contra a gripe H1N1, a revista Nature divulgou no dia 13 de julho um estudo que indica estes medicamentos como a única forma efetiva no tratamento inicial da influenza A. Remédios como Tamiflu e Relenza (distribuídos apenas pelo Ministério da Saúde) atuam impedindo que o vírus saia das células em que se instalou e vá para as sadias, o que impede progressos e reduz a infecção já estabelecida. Porém, estes medicamentos devem ser utilizados até 48 horas após o contágio. Depois deste período, os antivirais perdem a capacidade de funcionar adequadamente no organismo.”

via revista crescer

Mais coisinhas para crianças:


Comments

comments

Powered by Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *